Última chamada... como nos aeroportos, há sempre passageiros que se atrasam no embarque, enquanto a instalação sonora chama por eles... última chamada... como o jovem colega embevecido, deslumbrado e aturdido a contemplar as montras do aeroporto de Zurique enquanto nós, nervosos com a sua ausencia, víamos a hora da partida a aproximar-se, quando o metropolitano adjudicou o seu primeiro conjunto de máquinas automáticas de bilhetes, em 1978, e um grupo se deslocou à fábrica na Suiça para formação.
Agora, os decisores, embevecidos, deslumbrados e aturdidos com o seu poder descricionário (do dicionário: sem limites ou restrições, próprio das autoridades segundo os seus exclusivos critérios) sobre um assunto de impacto mediático como a expansão do metro, também não ouvirão a última chamada.
Experimentem ir ao cais da estação Campo Grande, sentido Campo Grande-Cidade Universitária. Cheguem-se ao lado da Quinta das Conchas e olhem para o tímpano do lado da Cidade Universitária, do lado por onde saem os comboios para esta estação.
Reparem na curvatura para a direita. Agora pensem que o plano de expansão prevê que por aqui se fará a ligação a Telheiras, através dum novo viaduto com 400 m, sobre a Av.Padre Cruz, em curva e contracurva, e com uma curvatura à saída da estação Campo Grande mais prolongada do que a que lá está. Sabendo-se que curvas apertadas e prolongadas provocam desgaste de carril e custos adicionais de manutenção para os substituir, que pensar desta insistência no plano?
Já não há espaços livres para uma futura estação de LRT, as obras da 2ªcircular acabaram com eles; não estraguem o resto da zona com estes viadutos |
Quanto ao argumento do senhor presidente da CML, que a linha circular serve o percurso origem-destino de maior tráfego (Cais do Sodré-av.República), ressalta da sua intervenção na Assembleia municipal de 16 de maio de 2017, ao vê-lo erguer o punho, em defesa da classe operária do Barreiro (ponto 3:54:40 - o barco do Barreiro acosta em Terreiro do Paço, não no Cais do Sodré...) que tem uma "fé inabalável" na prioridade da linha circular, chamando carentes "de informação, de debate ... e de compreensão de português" a quem discorda da sua opção:
https://www.youtube.com/watch?v=YL-lOp_LLQg
Mas fazendo um pequeno exercício, de Alcantara a Cais do Sodré são 2,5km e de Cais do Sodré a Saldanha (linha amarela) são 4,7km. Contando com 3 minutos para o transbordo em Cais do Sodré e uma espera de 3 minutos pelo metro teremos 20 minutos entre Alcantara e Saldanha.
Por isso fiz uma última tentativa, uma última intervenção pública (sem, claro, deixar de responder a eventuais convites para me pronunciar sobre o assunto), que foi a de dirigir a uma série de jornalistas o resumo do que escrevi sobre esta problemática, apelando a um debate suficientemente informado e participado. Certamente que não resultará, mas ao menos divulgo as razões contrárias ao plano oficial.
Eis o texto enviado aos senhores (as) jornalistas:
Nota 1 : Reafirmando que por falta de divulgação dos estudos realizados quer por consultores quer pela empresa afiliada FERCONSULT, a opinião pública não se encontra esclarecida sobre as prioridades da expansão do metro, observo que a alternativa à linha circular não é apenas o prolongamento da linha vermelha, tendo em atenção naturalmente a necessidade de um faseamento equilibrado e a utilização de fundos comunitários. Nas gravuras seguintes vemos uma alternativa 1 -prolongamento da linha amarela a Alcantara e da linha vermelha a Algés, com interligações hectométricas-pedonais entre as duas linhas e a linha de Cascais; e uma alternativa 2 – prolongamento da linha vermelha a Alcantara e da linha Amarela a Algés, também com interligações hectométricas-pedonais
LIGAÇÕES PARA DOCUMENTAÇÃO SOBRE O PROLONGAMENTO RATO-CAIS DO SODRÉ E ALTERAÇÕES
EM CAMPO GRANDE ( lista completa em http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2018/01/ultima-tentativa-ultima-chamada-da.html )
· janeiro de 2010, Expansão do
metropolitano:
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2010/01/as-pontes-de-koenigsberg-ou-um-ponto-de.html
·
janeiro de 2011, Sugestões ao metropolitano, (ver págs 18-21):
https://1drv.ms/w/s!
Al9_rthOlbweiiOCBqfF3dfltrbk
·
Documentação enviada ao Ministério do Ambiente, Câmara Municipal de Lisboa
e Grupos Parlamentares
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2017/01/a-expansao-da-linha-amarela-do.html
·
Documentação enviada à Assembleia Municipal da CML
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2017/11/a-expansao-da-rede-do-metropolitano-de.html
·
Análise dos novos viadutos de Campo Grande e de
alternativas para Alcântara; lista de ligações para documentação de 2010 a 2021
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2018/01/ultima-tentativa-ultima-chamada-da.html
·
Sugestões para alterações do plano de 2009
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/04/plano-de-expansao-do-metropolitano-zona.html
• PPT 3abr2018 Ordem dos
Engenheiros https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbweih5IWO3ANff3kMxA
• Manual condensado de
transportes metropolitanos https://1drv.ms/b/s!Al9_rthOlbwehWMdmBJ_Q06Wk7XH
• PPTSoc.Geog.2017
https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbwehV60JDEwiCKZfiID
• Assembleia municipal 17mai2017 https://www.youtube.com/watch?v=YL-lOp_LLQg
• PPT planeamento
11jul2018 https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbwejGXHKicabX49xu4n
• PPT SEAAmb
mai2018 https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbwejGfY5MNhtZ6B9aaf
• Parecer EIA 17ago2018
https://1drv.ms/w/s!Al9_rthOlbwenyeH3TESpQX126P0
• Email para SEAAmb 17set2018 https://fcsseratostenes.blogspot.com/2018/10/o-plano-de-expansao-do-metropolitano-de.html
• Apresentação na Casa da Juventude de
Odivelas em 22 de outubro de 2018:
https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbweqQjmbzfBwptTPMQU
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2018/10/apresentacao-na-casa-da-juventude-de.html
· Modos complementares:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2018/10/lisbon-mobi-summit-shuttles-autonomos.html
· Apresentação em
Telheiras 20nov2018
https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbwerSSgD3CMjYs4nz1I
• Queixa por ilegalidade do
TUA: https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/01/copia-da-carta-recebida-de-uma-senhora.html
· Apresentação na
Biblioteca Orlando Ribeiro em Telheiras 1fev2019
https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbwerSMlQbFlzvi79t6f
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/02/mais-uma-apresentacao-sobre-linha.html
·
Email para o senhor presidente da câmara de Odivelas:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/03/email-para-o-sr-presidente-da-camara-de.html
Comentários ao artigo do senhor Secretário de Estado Adjunto e da
Mobilidade:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/03/comentario-ao-artigo-metro-e-mitos-no.html
·
Email para o sr Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/03/email-para-o-sr-secretario-de-estado.html
·
Decisão do ministério do ambiente sobre a injeção de comboios da linha de
Odivelas na linha circular:
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/03/mais-um-problema-topologico-no-plano-de.html
·
linha circular e linha de Odivelas - quadros Excel com hipóteses de
exploração e cálculo de intervalos:
https://1drv.ms/x/s!Al9_rthOlbwerSC7U0eJCXfhaOf3
· Estudo de hipóteses de
exploração das linhas de Odivelas e circular
https://1drv.ms/f/s!Al9_rthOlbwerSVHPNXoe5zGDn9v
· Apresentação Junta
Freguesia Estrela, powerpoint "Da Estrela ao Cais do Sodré" sobre as
dificuldades construtivas na sessão de 9 de março de 2019:
https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbwerSHNppWO9hXPHKDH
·
Powerpoint do prof.Mario Lopes na sessão de 9 de março:
https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbwerSKS0nzfGiQndw0Y
·
Email para o presidente da junta de freguesia da Estrela a propósito da
sessão de 9 de março:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/03/email-para-o-presidente-da-junta-de.html
·
Esboço de plano de expansão do metropolitano na AML,
abril e maio 2019:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/04/plano-de-expansao-do-metropolitano-zona.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/05/esboco-de-plano-de-expansao-do.html
·
2020, março, aprovação pela AR da lei 2/2020 do orçamento
do Estado que nos artigos 282 e 283 manda suspender a construção da linha circular,
estudar o prolongamento para
Alcântara,
estudar um plano de mobilidade para a AML e dotar as estações com
meios de acessibilidade para pessoas
com mobilidade reduzida http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/06/considerando-que-os-mapas-de-despesa-do.html
·
Recomendação 122/04 (8ªCP) da Assembleia Municipal da CML de julho de 2020
sobre a petição 25/2018 ( pedido ao
metro para entregar o estudo de procura que fundamentou a linha circular e que
estude soluções alternativas)
https://www.am-lisboa.pt/documentos/1603977782J2jQR6lk8Bw63QY5.pdf
·
Recape da construção dos toscos da linha circular
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/02/consulta-publica-do-recape-da.html
·
2021,
fevereiro, pedido ao Tribunal de Contas informação sobre a compatibilização dos
vistos para os contratos dos 3 lotes de construção da linha circular, o
primeiro ainda em 2020, face à lei 2/2020
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/02/mensagem-enviada-ao-tribunal-de-contas.html
- 2021, junho, respostas da Provedoria da Justiça e do TdC:
INFORMAÇÃO ADICIONAL
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2018/03/audicao-do-presidente-do-metropolitano.html
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2018/04/expansao-do-metro.html
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2018/04/debate-na-ordem-dos-engenheiros-em-3-de.html
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2018/04/entrevista-de-fernando-medina-no-dn-de.html
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2018/04/a-querenca-do-plano-de-expansao-do.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com.es/2018/04/ainda-expansao-do-metro-caro-colega-e.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2018/09/lisbon-mobi-summit-uma-pequena-analise.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/01/porque-gostam-tanto-os-decisores-do.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/01/passadeira-de-peoes-no-cais-do-sodre-e.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/02/mais-uma-apresentacao-sobre-linha.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/05/uma-sessao-na-assembleia-municipal-de.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/06/a-mobilidade-nas-cidades-programa-pros.html
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https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/06/ao-senhor-ministro-do-ambiente.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/06/debate-em-de-julho-de-2019-na-ar-sobre.html
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https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/07/debate-de-5-de-julho-de-2019-na-ar.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/08/ainda-comparacao-entre-linhas_35.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/09/entrevista-ao-sr-presidente-do-metro-em.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/09/ainda-o-protaml2002-e-linha-circular-do.html
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http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/10/a-mobilidade-como-servico-maas-e-ja.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/10/planear-mobilidade-urbana-designio.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/11/a-linha-circular-do-metropolitano-de.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/11/brainstorming-para-cais-do-sodre-e-para.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/12/sobre-gratuitidade-dos-transportes.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/02/a-circular-da-nossa-discordia.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/02/planeamento-estrategico-na-area.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/02/comentario-ao-artigo-servir-loures-com.html
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http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/03/sessao-na-ordem-dos-economistas-em.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/03/email-para-o-senhor-secretario-de.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/03/caro-colega-antes-de-mais-peco-desculpa.html
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https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/03/pouco-depois-da-noticia-sobre-reuniao.html
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https://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/10/outubro-de-2021-que-fazer-quanto.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/11/mensagem-para-o-presidente-da-camara.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/12/reportagem-sobre-linha-circular-do.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/12/alternativas-linha-circular-do-metro.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/12/ainda-carta-ao-diretor-de-18dez2021.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/12/enquanto-obra-da-linha-circular.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2022/01/o-metropolitano-de-lisboa-enviou-o-eia.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2022/02/comparando-linha-circular-de-lisboa-com.html
posta entre julho2021 e maio2022:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2022/05/enderecos-para-posts-neste-blogue-sobre.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2023/10/posts-sobre-o-metropolitano-de-maio-de.html
Gostei muito do artigo que apresenta fundamentações que desconhecia, no entanto, na minha opinião, discordo de algumas fundamentações apresentadas e considero que exclui outras fundamentações e contextos, que passo a exemplificar:
ResponderEliminarNinguém à hora de ponta demora só 6 minutos entre o comboio e o Metro no Cais do Sodré, basta efetuar este “nó intermodal” à hora de ponta no dia a dia para aferir que este tempo nunca acontece. Mais: no percurso Cais do Sodré – Saldanha, o autor comete um (dois?) erros: não considera os transbordos Baixa-Chiado e Marquês de Pombal (na opção Linha-Verde, Linha Azul e Linha Amarela para chegar ao Saldanha) nem o transbordo da Alameda (na opção Linha Verde, Linha Vermelha para chegar ao Saldanha. Só o transbordo na Alameda podem ser 13 minutos a passo normal, acrescido do tempo de espera (!!!).
O autor ao advogar uma extensão de Metro a Alcântara criando correspondência com a Linha de Cascais, exclui completamente o contexto de um nó ferroviário de Alcântara, ligando a Linha de Cascais à de Cintura e redistribuindo passageiros dos concelhos de Oeiras e de Cascais a outros “nós intermodais” (Sete Rios, Entrecampos, Areeiro, Oriente), resolvendo diversos problemas nas ligações Este-Oeste da área da Grande Lisboa.
O autor é defensor da rede em “grelha” com “nós intermodais”, contudo, para nossa infelicidade dos utentes, a maioria dos tais “nós intermodais” em Lisboa são ineficientes (tempo entre cais demasiado longos e horários desajustados – ex. Alameda, Cais do Sodré, Oriente) e mal desenhados (criando conflitos entre fluxos de passageiros a pé – ex. Cais do Sodré, São Sebastião, Baixa-Chiado). As exceções são Saldanha e Campo Grande. Além disso, o autor também exclui a perda de passageiros para o transporte individual que cada transbordo produz (e há literatura científica sobre este tema preciso).
A linha circular de Londres foi “partida” não pelo facto em si de ser circular mas porque tendo sido a primeira a ser construída, tinha constantes problemas e as inerentes dificuldades em implementar medidas de contingência e retoma de operações. O autor para evocar o exemplo da linha de circular de Londres, podia então contextualizar com as várias linhas circulares existentes, em construção e planeadas em cidades maiores e menores que Lisboa, tais como por exemplo:
1. Além de Madrid e Moscovo, há linhas circulares exclusivas, em Pequim, Detroit, Singapura, Glasgow e outras.
2. Há linhas circulares partilhadas em Berlim, Charleroi, Osaka, Seul, Sevilha e outras.
3. Há linhas circulares em “loop” em cidades como Bruxelas, Bucareste, Chicago, Liverpool, Vancouver e outras.
4. Há linhas circulares operacionalmente separadas em Copenhaga e Viena por exemplo.
5. Estão em construção novas linhas circulares em Bangkok, Nápoles, Palermo, Taipé, Copenhaga, entre outras.
Sem pretender faltar ao respeito pelo profundo conhecimento evidenciado pelo Eng. Fernando Carvalho Santos e Silva, há que efetuar os percursos em questão na ótica do utente para se compreender porque a Linha de Cascais perdeu centenas de milhares de passageiros desde os anos 1980 e a A5 se encontra permanentemente esgotada – a “correção” da rede original para (segundo o exemplo evidenciado pelo autor) poupar a fadiga das AMVs (por ex. na antiga Rotunda) viabilizou que para alguém que venha de Cascais, de Carcavelos, Oeiras ou Paço D’Arcos leve menos tempo de carro para chegar à Av. Da República do que através dos sucessivos transbordos que a eficácia operacional ditou ao utente.
Caro comentador João Filipe
EliminarObrigado pelo seu comentário. Trata-se de um comentário informado, e isso é bom para proporcionar uma trola de ideias. O que infelizmente não pode verificar-se, pela intransigencia e pela auto-suficiencia (complexo da hubris?) dos decisores como os senhores presidente da CML e ministro do Ambiente (de que depende o metro), que rejeitam liminarmente qualquer argumento contra.
1 – Quando contabilizei 3 minutos para a transferencia no Cais do Sodré estava a não querer penalizar o trajeto Alcantara-Cais do Sodré- Saldanha em comparação com o percurso que recomendo e que demoraria menos tempo, Alcantara-Saldanha, com uma transferencia de 5 minutos dada a condenável ocupação do terreno do triangulo dourado de Alcantara, onde deveria ter sido construido um interface com a linha de Cascais.
2 – Relativamente ao transbordo em Alameda, peço desculpa, mas em passo um pouco vivo e ncom algum movimento, faço em 3 minutos, pelo que 13 minutos será talvez o dobro do normal. O facto de se poderem fazer dois percursos CS-BC-MP-SA (2 transbordos) ou CS-AM-SA (1 transbordo) apenas ilustra o principio dos percursos alternativos em caso de avaria numa das linhas duma rede em grelha, que uma rede baseada numa linha circular só assegura quando existe um número razoável de transversais como em Madrid.
3 – Sobre a ligação da linha de Cascais à linha da cintura não tenho dúvidas que teoricamente é solução de boa distribuição. Porém, a linha da cintura encontra-se saturada. Claro que os colegas da IP garantirão que não, mas apesar da quadruplicação, temos na linha da cintura alfas, intercidades, regionais, suburbanos, mercadorias e manutenção (sem cujos períodos não se pode garantir a segurança). Se há capacidade remanescente na linha da cintura, ela deve ser aproveitada para absorver aumento do tráfego de mercadorias (eu gostaria de que não houvesse terminal de contentores em Alcantara, mas a nossa economia agradece) e dos suburbanos que já serve. No entanto, faço notar que já neste momento se nota a impossibilidade frequente dos alfas de Faro cumprirem o horário por “empancarem” no tráfego suburbano. A ligação à linha da cintura, para manter a frequencia própria dum serviço suburbano, exigiria a duplicação da atual linha Alcantar-Sete Rios. Ora, esse investimento é o que se propõe para a linha de metro ligando Alcantara a S.Sebastião, Saldanha, Areeiro e Oriente através da linha vermelha. Considero muito criticável o plano de urbanização de Alcantara que prevê uma estação da CP enterrada (custos elevados) nessa ligaçãoolinha de Cascais -linha de cintura
Eliminar4 – Transbordos – tem razão, Campo Grande é exceção e Daldanha, emparte, tambem. Não imagina o que alguns de nós, tecnicos do metro, tentámos para convencer os decisores a encurtar as correspondencias. Não aplicável a Marques de Pombal dada a topografia das linhas, por isso tem um tapete rolante.
5 – É verdade, a linha circular de Londres tinha constantes problemas e dificuldades de retoma (que sse agravam à medida que a procura aumenta por incapacidade de absorver as perturbações). É precisamente isso que eu gostaria de evitar, quando a partir do histórico deduzo a probabilidade de avaria na proposta linha circular (1 avaria por 2,5 dias) e nas duas linhas equivalentes simultaneamente (1 avaria em 25 dias). Confesso que só conheço os casos de Madrid e Moscovo, mas duvido que nos exemplos que apresentou exista um caso semelhante ao de Entrecampos e Roma, separadas por 600 metros. Isto é, a nossa linha circular não será bem circular, terá mais a forma de um pepino. Devo dizer que tentámos no principio dos anos 2000 a construção de uma linha circular externa de Algés-Falagueira-Odivelas-Loures-Sacavem-Oriente de metro ligeiro de superficie e em viaduto, essa sim justificável (basta ver a procura do autocarro 750), mas sem sucesso. Aliás as circulares, nomeadamente saindo do “casco” urbano, por poderem utilizar frequencias menores (maiores intervalos entre comboios), absorvem melhor as perturbações (função tambem dos términos de inversão nocaso das linhas normais). No caso de Pequim, com a rede densa que eles têem, nada contra a linha circular, aliás aproximadamente um quadrado de 5 km de lado, não comparável portanto com a nossa. Mas vou ter de pesquisar os exemplos que deu, e que devo agradecer.
Eliminar6 - Efetivamente, a linha da Cascais passou de 45 milhões de passageiros por ano para menos de 24 milhões, graças principalmente ao desinvestimento na ferrovia e ao investimento nas autoestradas. Porém, pensoque não se pode acusar um projeto e uma estratégia (desconexão da Rotunda e do Rossio) quando não foi permitida a sua conclusão (prolongamento para Alcantara, onde se faria o transbordo para a zona da av.da República). Mas de facto, a tentação de cobrança fiscal do ISP e IUC é demasiado grande.
Melhores cumprimentos