sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sugestões (8) para o plano estratégico de transportes - modo ferroviário urbano - 8: a 2ª estratégia - aproveitar o período de contenção dos investimentos.

Sugestões para o plano estratégico de transportes - modo ferroviário urbano - 8: a 2ª estratégia - aproveitar o período de contenção dos investimentos.
Ponto 3.   debater planos de expansão da rede coordenados com os planos de reurbanização urbana -  reurbanização e reabilitação habitacional e de serviços




 - Todos estes projetos têm evidentemente de ser compatibilizados com os planos diretores municipais e setoriais, pelo que haverá vantagem em reforçar os meios da estrutura que no ML acompanha estes planos. É fácil de justificar este reforço com os riscos que existem de uma obra não autorizada ou mal fiscalizada poder provocar um acidente grave por colapso de um túnel.


Qualquer sistema de transportes só pode ser planeado convenientemente se integrado numa urbanização ou num plano de urbanização consistentes; no caso de Lisboa, em que a cidade se esvaziou, passando de 800 mil habitantes em 1980 para pouco mais de 500 mil na atualidade, em que o seu parque habitacional se degradou irremediavelmente, não há uma estratégia debatida e aprovada. 
Há até uma pulverização de municípios e uma descoordenação quase total entre as duas margens do rio (que seria de Paris, Londres, Praga, Budapeste, se cada margem fosse um município). 
Numa ação de elaboração de planos de expansão, não faz assim sentido utilizar as matrizes habitação-emprego.

A este propósito, cumpre alertar para a ameaça do  mau investimento para o ML decorrente do plano estratégico de transportes de Setembro de 2009 que foi adotado pela câmara municipal de Lisboa: a transformação da linha verde e da linha amarela do  metro em linha circular (caríssimos e perturbadores trabalhos de desconexão e conexão na estação de Campo Grande sem aumento da área servida pela rede). 





(continua - ver o capítulo seguinte em:
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2011/10/sugestoes-9-para-o-plano-estrategico-de.html

ver o capítulo anterior em:
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2011/10/sugestoes-7-para-o-plano-estrategico-de.html

Sem comentários:

Enviar um comentário