Ponto 3. debater planos de expansão da rede coordenados com os planos de reurbanização urbana - reurbanização e reabilitação habitacional e de serviços
- Todos estes projetos têm evidentemente de ser compatibilizados com os planos diretores municipais e setoriais, pelo que haverá vantagem em reforçar os meios da estrutura que no ML acompanha estes planos. É fácil de justificar este reforço com os riscos que existem de uma obra não autorizada ou mal fiscalizada poder provocar um acidente grave por colapso de um túnel.
Qualquer sistema de transportes só pode ser planeado convenientemente se integrado numa urbanização ou num plano de urbanização consistentes; no caso de Lisboa, em que a cidade se esvaziou, passando de 800 mil habitantes em 1980 para pouco mais de 500 mil na atualidade, em que o seu parque habitacional se degradou irremediavelmente, não há uma estratégia debatida e aprovada.
Há até uma pulverização de municípios e uma descoordenação quase total entre as duas margens do rio (que seria de Paris, Londres, Praga, Budapeste, se cada margem fosse um município).
Numa ação de elaboração de planos de expansão, não faz assim sentido utilizar as matrizes habitação-emprego.
Há até uma pulverização de municípios e uma descoordenação quase total entre as duas margens do rio (que seria de Paris, Londres, Praga, Budapeste, se cada margem fosse um município).
Numa ação de elaboração de planos de expansão, não faz assim sentido utilizar as matrizes habitação-emprego.
(continua - ver o capítulo seguinte em:
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2011/10/sugestoes-9-para-o-plano-estrategico-de.html
ver o capítulo anterior em:
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2011/10/sugestoes-7-para-o-plano-estrategico-de.html
Sem comentários:
Enviar um comentário