segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Afeganistão, 29 de outubro de 2011

Julgo que nenhum dos soldados americanos que morreram no Afeganistão foi mobilizado  compulsivamente, como acontecia nas guerras da Argélia e das colónias portugesas.
Mas ainda assim me parece justificado recordar Boris Vian e a sua canção "O desertor", no dia seguinte à morte de mais 13 soldados americanos no Afeganistão.
Morreram no Afeganistão 378 soldados americanos de Janeiro a 29 de outubro de 2011. Tinham morrido 499 em 2010. O contingente americano é de 100.000 soldados.




É necessário mudar a mentalidade dos senhores da guerra.
Esperava-se isso do presidente Obama, que combatesse a geração de violencia pela própria violencia e que contribuisse para a alteração do mandato para a guerra das Nações Unidas.


Em Inglaterra, o governo continua a desculpar-se com a impreparação do governo afegão para manter a sua presença.
Há porém movimentos pela paz em Inglaterra, como se pode ver pelo video seguinte, de que retirei estes números, relativos ao período de 2001 a 2011, com especial agravamento nos ultimos anos:
- custo da guerra para os ingleses: 29.000 milhões de euros
- soldados ingleses mortos: 380
- civis mortos pelas forças de intervenção e governamentais: 9.300
- civis mortos pelas forças afegãs anti-governamentais: 5.500
- civis mortos de fome, doença e miséria: 25.000




Nota: dado que a língua portuguesa suscita frequentemente erros de interpretação, provavelmente pela sua própria natureza, devo dizer que não tenho simpatia nenhuma pelas forças afegãs anti-governamentais, vulgo talibans, que praticam o oposto da democracia; mas sinto-me obrigado a defender a ideia de não violencia de Gandhi.

Sem comentários:

Enviar um comentário